FÓRUM MUNICIPAL DO SEIXAL – 11 de Maio 2016

Promovida p’la RUTIS (Rede de Universidades da Terceira Idade) e organizada pela Unisseixal, decorreu dia 11 de Maio a «II Gala de Danças Regionais Seniores».

Como participantes neste evento muito belo e festivo, tivemos o grato prazer de assistir às danças apresentadas pelas seguintes Universidades Seniores:

Universidades Seniores:
- APOSénior de COIMBRA,
- CUTLA de AMADORA,
- Universidade Sénior de OURÉM,
- Universidade Sénior de PENICHE
- Universidade Sénior do SEIXAL.

A bonita sala do Fórum Municipal estava completamente cheia.
Nem a forte chuva que caiu durante a manhã e tarde afastou todos os que desejavam assistir a esta Gala.

A iniciar a tarde maravilhosa de danças e cantigas que nos foi presenteada por todos os grupos, actuou a turma de «Artes do Barulho» da nossa UnisSeixal, dinamizada pelo Prof. António Pontes, disciplina esta no âmbito da Música e que tem como um dos objectivos a construção de instrumentos sonoro-musicais para acompanhamento das canções de cariz tradicional. 

Os instrumentos usados no grupo são construídos pelos próprios alunos a partir da recriação de materiais de desperdício.

Foi jubiloso assistir a este espectáculo cheio de alegria, movimento, cor e muita juventude provando que os sessenta, setenta ou mesmo oitenta anos que se têm, são exemplos vivos de muita força, determinação, energia e vontade de saborear a Vida e tudo o que de bom ela ainda nos propicia.

O repertório apresentado pelos diferentes grupos foi representativo dos cantares e danças tradicionais do nosso povo e cujas coreografias seguiram movimentos padronizados em “roda”, “fila” ou "quadrilha", assim como tivemos uma amostragem muito interessante dos trajes típicos de acordo com algumas actividades profissionais de cariz bem popular e presentemente já caídas em desuso.

Com a chegada dos diferentes grupos ao Seixal ainda durante o período da manhã, houve oportunidade se fazer uma visita pelo concelho, mostrando alguns dos ex-libris desta linda e privilegiada localidade.

Nesta Gala de Danças Regionais marcaram presença várias individualidades nomeadamente, o Presidente da RUTIS, Doutor Luís Jacob, o Presidente da Casa do Educador do Seixal e o Reitor da nossa Universidade Sénior, respectivamente Professor Tomás de Aquino Bento e Doutor António Luís Pinto da Costa, a Dra. Vanessa Silva

e outras personalidades em representação da Autarquia e Juntas de Freguesia, e o Presidente do Centro Cultural e Desportivo das Paivas, Sr. António Pepe, local onde ensaiam várias turmas da UnisSeixal.

Uma nota especial para referir que o Doutor Luís Jacob aproveitou esta bonita Gala de Danças Regionais para entregar à nossa Universidade Sénior o Diploma de Universidade Sénior de Excelência.

É evidente que todos nós ficámos muito agradecidos por este gesto tão gentil e caloroso, reconhecendo a RUTIS aquilo que desde o primeiro momento da criação da nossa UnisSeixal todos nós sabemos e testemunhamos: o intenso trabalho de voluntariado, o enorme empenho, dedicação e generosidade de todos aqueles que nela trabalham, aprendem e convivem, desde o primeiro momento da sua existência.

Após os discursos oficiais proferidos pelas diferentes entidades e cujas palavras de estímulo, motivação nos encheram de orgulho e vaidade, houve a entrega de lembranças a todos os participantes, as quais foram confeccionadas sob a orientação pedagógica da Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Casa do Educador, Profª. Rosa Maria Duarte.

Como é evidente, todo este festival de dança foi muito bem conduzido com os habituais bom humor e mestria das nossas colegas e amigas Mariana Mareco e Amélia Pinto da Costa, respectivamente Vice-Reitora e Secretária da UnisSeixal.

O final da festa no bonito salão do Fórum Municipal terminou com alunos e professores a cantar o «Hino da Unisseixal».

Também como é habitual de quem sabe ser bom anfitrião, no final desta bela tarde foi servido um agradável lanche o que ajudou a reconfortar o corpo, já que o coração de todos exultava de alegria pelo agradável e salutar convívio e carinho vividos ao longo do dia.

Muitos parabéns a todos – professores, cantadores, músicos e bailarinos das respectivas Universidades Seniores - porque contribuíram para um dia memorável, pleno de afectos, confraternização e alegria.

Muitos parabéns também para toda a equipa – visível ou não – de trabalho da Universidade Sénior do Seixal.
O álbum de fotografias que publico é bem demonstrativo da tarde maravilhosa que vivenciámos.

Bem-hajam todos

Lourdes Mano Não ao acordo ortogrfico 

                 Ver aqui Fotos por A.Maia

Ver Vídeos da Turma Artes do Barulho e de todas as Universidades ParticipantesVideos da II Gala Dança Seniores na Unisseixal