20160315_154653Lançando o mote da aula com o vídeo “EMBORA

 “Com a entrada na vida adulta, chega a tão sonhada independência e a consequente saída de casa. Esse marco, além de simbólico, traz uma carga grande de emoção sem falar no trauma da mudança. Por isso é tão difícil para tantos pais dizerem adeus, ainda que esse adeus não seja aquele que eles esperavam”

Após a “provocação” do vídeo, o professor Vítor Vitorino apresenta o conceito de gerações, faz uma retrospectiva da caracterização das gerações desde o Século20160315_160350 XIX à atualidade, aborda a aprendizagem ao longo da vida e por fim faz a análise SWOT sobre a intergeracionalidade, em português FOFA – Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças.

A aula aberta decorreu no dia 15 de março de 2016. A iniciativa integrou-se no âmbito da disciplina de Intergeracionalidade, dirigida pelo prof. António Carmo.

Para concluir a aula, com a participação da audiência, desenvolveu-se um quadro de Forças, Fraqu20160315_161038ezas, Oportunidades e Ameaças que servirá de ponto de partida para a próxima aula/debate conduzida pelo professor Vítor Vitorino a realizar no dia 5 de abril pelas 14 horas.

Outras aulas abertas se seguirão, no âmbito da mesma disciplina, que serão a seu tempo anunciadas. Estarão a cargo do professor Vítor Vitorino e do professor Eugénio Ramos.