????????????????????????????????????

No auditório da Junta de Freguesia da Amora, realizou-se no dia 13 Janeiro, mais uma QUARTA-FEIRA CULTURAL, onde foi abordado o tema “TOPONÍMIA E TERRITÓRIO” UMA VIAGEM NA HISTÓRIA, pelo Prof. Eugénio Ramos.
Abriu a sessão dando as boas vindas a todos os presentes a Vice-Reitora da UNISSEIXAL Prof. Mariana Mareco e de seguida o Prof. Eugénio Ramos falou sobre o tema em questão. Cada topónimo, cada nome de lugar, terá uma origem ou uma razão de ser. Sem gente não há lugares e os lugares precisam de um nome e de quem os nomeie. O modo como são indicados e conhecidos os diversos lugares ou ruas duma região, não resulta do acaso ou do capricho de quem quer que seja.
A toponímia, acaba por ser uma viagem no tempo: existem topónimos de origem celta, ibérica, romana, árabe, de origem popular, etc.
A toponímia é também utilizada na reestruturação das cidades e pode por vezes ser associada a atividades económicas, a figuras célebres, à geografia dos lugares e até a influências religiosas. Para terminar, o orador abordou a toponímia do conselho do Seixal que terá tido origem numa comunidade de pescadores, estando o seu nome relacionado com a enorme quantidade de seixos existentes nas suas praias.
A sessão terminou com a assistência a mostrar-se interessada, atenta e muito interveniente.

Barbara Maia  

ver reportagem em fotos por Alberto Maia