seixal_no_sec_xviiA quarta-feira cultural de 29 de abril, que teve lugar no Auditório da Junta de Freguesia de Amora, foi dedicada ao tema O Território do Seixal no Século XVII” e esteve a cargo do Dr. Rui Mendes.

O palestrante deu-nos uma perspetiva do território do Concelho do Seixal nessa época, bem como da sua transformação até aos nossos dias.

Falou ainda da evolução da divisão administrativa, nomeadamente do aparecimento do concelho do Seixal, que antes estava ligado a Almada, e das respetivas freguesias.

Fez também alusão à existência de várias quintas no território seixalense. Também o património construído mereceu a sua atenção, designadamente os moinhos de maré, as igrejas e as ermidas, assim como a razão da sua existência e a importância destas obras na vida das comunidades locais.

O Dr. Rui Mendes apresentou, por fim, a bibliografia que serviu de base à sua investigação, de que faziam parte uma obra do professor Aires Vieira e outra do professor João Cosme.

A sessão foi seguida com muito interesse por uma assistência que enchia por completo a sala.

A palestra foi encerrada com a atuação do grupo de Cavaquinhos e Bandolins da Unisseixal, regido pelo professor Mário Fortuna, que se saiu muito bem.

Tomás  Bento